Durante os primeiros meses do neném é comum as noites serem difíceis e mal dormidas, principalmente para os pais que precisam adequar-se à nova rotina. Diante disso, saiba dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda, entre outras informações relacionadas ao sono em diferentes fases do crescimento, para assim, ter mais qualidade de vida e bem-estar durante o dia. Confira!

Como fazer o bebê dormir a noite toda
Índice
- 1 Como fazer o bebê dormir a noite toda
- 2 9 Dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
- 2.1 Crie uma rotina de sono com a criança
- 2.2 Perto da hora de dormir evite luzes de lâmpadas, TV e celular
- 2.3 Alimente o bebê próximo a hora de dormir
- 2.4 Troque a fralda antes de dormir para que o bebê fique o máximo sequinho
- 2.5 Deixe o ambiente de dormir calmo e relaxado
- 2.6 As sonecas durante a tarde são fundamentais
- 2.7 Diferencie o dia da noite
- 2.8 Realize brincadeiras e atividades com o bebê durante o dia
- 2.9 Na hora de dormir ofereça um ursinho ou naninha
- 3 Fatores que podem interferir para que o bebê não durma a noite toda
A chegada do bebê muda tudo na vida dos pais e da família, e isso inclui o sono, que principalmente para os responsáveis, torna-se intermitente e extremamente cansativo. Geralmente, isso ocorre nos primeiros meses de vida da criança, onde aos poucos vai melhorando até os 3 anos. Idade essa, em que grande parte dos pediatras indicam uma melhora considerável para dormir a noite inteira.
Mas, isso segundo médicos especialistas é normal, visto que o ciclo de sono das crianças é diferente e necessita de adequação com o passar do tempo. Nos casos de recém-nascidos, por exemplo, o sono é mais curto quando comparado ao de um adulto.
Isso pode ser percebido durante o sono REM, que significa Rapid Eye Movement: “Movimento Rápido dos Olhos”, período no qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, um adulto pode ter 90 minutos de descanso, enquanto a dos recém-nascidos tem só 50 minutos, fazendo com que o bebê acorde mais vezes durante a noite.
A partir dos 6 meses a duração do sono infantil vai aumentando de forma gradual. Contudo, somente com 2 ou 3 anos é que a maioria das crianças apresentar uma noite de sono regular, prolongada e ininterrupta.
Logo, é possível afirmar que a necessidade de horas para dormir de um bebê é alta e bem diferente dos adultos. Veja!
Quantidade média de horas do sono infantil:
Idade: | Tempo de sono: |
0 a 3 meses | 16 a 20 horas |
4 meses a 12 meses | 12 a 16 horas |
1 ano a 2 anos | 11 a 14 horas |
3 a 5 anos | 10 a 13 horas |
6 a 12 anos | 9 a 12 horas |
13 a 18 anos | 8 a 10 horas |
A quantidade que um bebê dorme pode ter variações diante de alguns fatores, como por exemplo distúrbios e desconfortos que abordaremos mais adiante. Contudo, segundo a Academia Americana de Pediatria há uma quantidade de horas recomendadas de sono durante toda a fase infantil, conforme a tabela acima.
Esse número de horas de descanso, segundo os médicos é de extrema importância para o crescimento saudável e desenvolvimento tanto físico como intelectual. Garantindo assim, melhor aprendizado e desempenho no dia a dia durante todo o crescimento da criança.
Além do mais, também vale lembrar que essas quantidades de horas de sono especificadas na tabela são referentes ao dia e noite da criança, incluindo as sonecas e cochilos da tarde e manhã. Que, como também abordaremos mais adiante são fundamentais para que o descanso noturno seja melhor e prolongado.
Agora, confira as 9 principais dicas que irão ajudar o seu bebê dormir melhor e quem sabe, a noite toda. Veja!

9 Dicas para fazer o bebê dormir a noite toda
- Crie uma rotina de sono com a criança;
- Perto da hora de dormir evite luzes de lâmpadas, TV e celular;
- Alimente o bebê próximo a hora de dormir;
- Troque a fralda para que a noite ele fique o máximo sequinho;
- Deixe o ambiente de dormir calmo e relaxado;
- As sonecas durante a tarde são fundamentais;
- Diferencie o dia da noite;
- Realize atividades e brincadeiras com o bebê durante o dia; e
- Na hora de dormir ofereça um ursinho ou naninha.
Essas nove dicas não são milagrosas, contudo podem ajudar de forma considerável os pequenos e os papais que estão com dificuldades para implementar esse hábito. E agora, se quer saber mais, confira uma explicação rápida de cada uma delas, facilitando assim, a nova rotina e continuidade dessas fases tão complicadas relativas ao sono, que por sua vez afetam toda a família.

Crie uma rotina de sono com a criança
É importante lembrar que os recém-nascidos não sabem nada sobre o mundo que eles acabaram de chegar. E isso também inclui o sono, visto que por mais que haja a sensação de cansaço, eles ainda não sabem ao certo como conseguir dormir. Assim, por vezes os pais costumam balançar, ninar ou realizar outro método repetitivo que induza o sono.
Mas, além de ninar é muito importante criar uma rotina para o bebê, fazendo com que ele comece a relaxar aos poucos e também, entenda que está próximo da hora de dormir.
Com isso, desde os primeiros dias de vida, logo que começar a anoitecer comece a diminuir as luzes da casa e também prepare um banho relaxante para que o bebê fique mais calmo e tranquilo. Durante esse momento, caso o neném não tenha contraindicações é possível usar sabonetes e shampoos para banho com ingredientes e fragrâncias tranquilizantes, como por exemplo, camomila e lavanda.
Além disso, logo após o banho também vale fazer massagens com óleos próprios para a idade e tipo de pele. Usando de movimentos suaves, como por exemplo a técnica da shantala. Um método de massagem para nenéns muito indicado pela medicina oriental e também ocidental.
Após a massagem, para que o bebê sinta-se bem e mais preparado para dormir, lembre-se também de colocar roupinhas leves e de tecidos confortáveis, evitando coceiras, calor ou frio intensos durante a noite. Visto que isso também pode ser um fator que interfere na qualidade do sono.

Perto da hora de dormir evite luzes de lâmpadas, TV e celular
Além desses cuidados de banhos e momentos relaxantes, também é importante que o bebê comece a entender que está na hora de descansar e isso inclui a diminuição das atividades que despertam o cérebro. Por isso, luzes de TV, celular e até lâmpadas devem ser evitadas, fazendo com que o corpo da criança entenda a diminuição do ritmo.
Ao seguir esses cuidados desde os primeiros dias de vida é possível que as dificuldades de dormir sejam menores ao longo das diferentes fases. E diante disso, mesmo que goste de deixar o seu filho ou filhar assistir desenhos e clips infantis, antes de dormir prefira luzes baixas e poucos estímulos.

Alimente o bebê próximo a hora de dormir
Independente do tipo de alimentação, seja por leite de fórmula ou materno, grande parte dos bebês costumam acordar algumas vezes durante a noite por estarem com fome. Com isso, para ter um período de sono mais prolongado alimente o neném antes de dormir, com intervalo entre o momento de deitar somente para a correta descida do leite, evitando assim, má digestão e refluxo.
Além disso, para ter uma noção do período que o bebê irá dormir durante a noite, use como base os intervalos das amamentações diurnas. Visto que, se o bebê se alimenta a cada 3 horas, provavelmente o período de sono noturno terá a mesma média.
Contudo, tenha calma e lembre-se que essa fase irá passar conforme o crescimento, desenvolvimento e introdução alimentar. E assim, essa duração de sono irá mudar, fazendo com que as noites também sejam mais longas e tranquilas.

Troque a fralda antes de dormir para que o bebê fique o máximo sequinho
Outra coisa que incomoda grande parte dos bebês é a fralda molhada durante a noite e por longos períodos. Que por sua vez pode causar sensação de frio e mal-estar. Assim, ao perceber a chegada do sono, troque a fralda e se possível coloque uma de boa qualidade, garantindo mais conforto tanto na absorção como nas laterais e elásticos.
Diante disso, lembre-se de priorizar as fraldas descartáveis que apresentem boa recomendação e desempenho durante o uso no seu bebê, visto que isso também promove economia, evitando trocas desnecessárias na madrugada, vazamentos nas roupas, entre outros desconfortos.

Deixe o ambiente de dormir calmo e relaxado
Assim como foi recomendado evitar luzes e atividades estimulantes antes de dormir, também vale a dica de manter o ambiente quieto, calmo e relaxado. Para isso, deixe uma luz baixa, evite conversas calorosas, bem como, sons muito altos e ritmos acelerados.
Nesse momento, também procure deixar a temperatura da casa amena e equilibrada, evitando que o neném acorde por frio ou calor.
Em alguns casos, o excesso de informação e cores na decoração da casa ou no quarto da criança também podem influenciar na qualidade e duração do sono. Assim como os brinquedos, objetos e demais utensílios que despertem a atenção.
Com isso, se seu bebê está com dificuldades de dormir a noite toda em determinado ambiente, procure deixar a decoração mais minimalista. Uma vez que isso irá permitir que ele se acalme com mais facilidade.
Além disso, para algumas crianças sons calmos e músicas de ninar também podem apresentar sensação de tranquilidade, o que acaba por estimular o sono. Com isso, faça algumas tentativas a fim de identificar qual mais se encaixa com sua família e tente sempre manter o local leve, calmo e tranquilo.

As sonecas durante a tarde são fundamentais
Algumas pessoas pensam que deixar o bebê dormir durante o dia pode atrapalhar o sono da noite, contudo, vale saber que isso não é verdade. Segundo pediatras e médicos especialistas, quando a criança dorme durante o dia por no máximo 2 horas consecutivas, ela possuí um sono mais profundo e propício ao descanso da noite.
Quando crianças de até 3 anos ou bebês não dormem de dia, provavelmente durante a noite o sono será mais agitado, fazendo com que acordem com mais frequência na madrugada. Assim, se possível crie um horário para cochilo da manhã e também a tarde, mas que não supere as duas horas ininterruptas.

Diferencie o dia da noite
Outra dica que costuma apresentar benefícios em como fazer os bebês dormirem a noite toda é durante os cochilos e momentos de dormir sempre diferenciar o dia da noite no ambiente.
Com isso, nas sonecas diárias deixe sempre a claridade entrar pela janela ou algum tipo de luminosidade. Assim como, durante a noite onde o mais indicado é priorizar pelos locais escuros ou com o mínimo de luz possível, permitindo que desde cedo a criança aprenda a diferenciar os horários.
Ao realizar essa diferenciação desde os primeiros meses, os períodos de sono serão melhores estabelecidos, evitando troca nos horários de dormir. O que pode acontecer em diversos casos.

Realize brincadeiras e atividades com o bebê durante o dia
Para que os bebês e crianças tenham melhor qualidade de sono durante a noite é importante que durante o dia tenham atividades e brincadeiras que estimulem e provoquem o cansaço. Assim, desde cedo procure por estímulos como brinquedos e objetos para chamar a atenção durante o dia. Contudo, lembre-se que os recém-nascidos devem ir com calma.
Dessa forma, crie uma rotina de atividades e sempre intercale com os momentos de descanso.
Atividades ao ar livre também contribuem para o sono noturno, bem como, os banhos de sol. Logo, sempre que possível faça passeios com a criança, permitindo interação e brincadeiras em todas as fases do desenvolvimento infantil.

Na hora de dormir ofereça um ursinho ou naninha
Para algumas crianças segurar ou até mesmo ter por perto um bichinho de pelúcia ou naninha é um ótimo gatilho para pegar no sono. Isso porque, esses objetos podem passar a sensação de conforto, proteção e aconchego à criança, estimulando também a associação ao momento de dormir.
Com isso, caso queira ofereça ao seu filho ou filha um bichinho de pelúcia ou mantinha próximo a hora de dormir para que ele ou ela segure. Porém, tome cuidado na escolha evitando materiais alérgicos ou formatos que causem desconfortos ou até mesmo sufocamento durante a noite.
A naninha ou pelúcia também são ótimas maneiras de estimular a criança a começar a dormir sozinho no berço ou na cama.

E além dessas dicas, caso seu neném ainda apresente muita dificuldade em dormir por mais de uma hora consecutiva, vale procurar um pediatra a fim de identificar se há algum distúrbio ou fator que interfira no descanso.
Fatores que podem interferir para que o bebê não durma a noite toda
Mesmo seguindo todas as dicas e recomendações, caso seu recém-nascido ou bebê ainda apresente dificuldades de dormir por mais de uma hora consecutiva é importante procurar ajuda de um médico pediatra. Visto que há alguns fatores físicos que podem interferir no sono, como por exemplo:
- Cólicas;
- Coceira na gengiva em decorrência do crescimento dos dentinhos;
- Refluxo;
- Dificuldades para respirar;
- Infecções;
- Entre outros.
Assim, ao perceber grandes dificuldades do seu neném para dormir, procure ajuda de um médico especialista para saber se a falta de sono não está relacionada a alguma dificuldade ou desconforto que ele sente. Lembrando sempre da importância em respeitar a criança e suas diferentes fases.
Por fim, saiba que os períodos e mudanças nos hábitos de sono da criança são constantes. Com isso, em alguns momentos é possível que seu bebê durma melhor que em outros. Mas isso é normal, fique tranquila e lembre-se que logo tudo isso passará.

E então, gostou de conhecer nossas dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda? Deixe seu comentário e conte-nos qual delas surtiu efeito. Vamos adorar saber!
Lara Janaína Theodoro, mãe da Sara e fã de assuntos relacionados a moda, beleza, maternidade, entre outros sobre o universo feminino. Desde 2018 atua como redatora, trazendo sempre para seus artigos um pouco da sua vivência e experiência como mãe e mulher.